Museus da Região Centro-Sul

Museus do Centro-Sul

Museu Ferroviário Miguel Pereira

Governador Portela – Miguel Pereira, RJ
Rua General Ferreira Amaral, s/n.º.
Telefone: (24)2484-8515
smece@pmmp.rj.gov.br
Horário: terça a domingo de 12h às 17 horas

"[...] Localizado na antiga Estação Ferroviária de Miguel Pereira"

Localizado na antiga Estação Ferroviária de Miguel Pereira, possui acervo sobre as atividades ferroviárias no Município, além de grande número de fotografias e objetos típicos da estrada de ferro.

A antiga estação de Estiva foi aberta em 1898 pela E.F. Melhoramentos. O nome de Miguel Pereira foi dado posteriormente como homenagem ao Dr. Miguel Pereira, falecido na localidade.

Nos 1990, estação foi vendida e comprada por uma rede de supermercados, que demoliu as oficinas ferroviárias existentes. Então, a Prefeitura embargou a obra e comprou o terreno de volta. Assim, foi criado o Museu Ferroviário de Miguel Pereira.

Os objetos estão dispostos de maneira fragmentada. A sensação é de que o conjunto material se depositou ali à medida em que a linha férrea foi desmontada. A história da ferrovia diz muito para a história do município de Miguel Pereira.

O Museu funciona na antiga Estação Ferroviária de Miguel Pereira. Foi criado após o embargo de uma obra na estação feita por um Supermercado.

Telefones, aparelhos de tipografia, balanças, brasões ferroviários, peças de locomotiva a vapor, entre outros objetos que compuseram a vida da comunidade.

CONTRERAS-MONTOYA C. A. & RODRIGUES C.A.. Privatização de infra-estrutura de transporte: O caso das concessões de transporte de passageiros sobre trilhos no Estado do Rio de Janeiro. In: SANTOS & ARAGÃO. Transporte em tempos de reforma: ensaios sobre a problemática. LGE, Brasília, 2000.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 20:15