A Região do
Médio Paraíba
Conhecendo a Região
A região do Médio Paraíba abrange os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.
Com uma área de 6.203,4 Km² e uma população de aproximadamente 829.140 habitantes, concentram-se nesta área 26 museus, segundo o Cadastro Nacional de Museus.
Há registros de desembarque de expedições europeias durante o século XVI, entre as quais, a famosa expedição de Américo Vespúcio. Destacavam-se a facilidade de atracação dos barcos na Baía Formosa e a abundância de recursos naturais, como o pau-brasil. O potencial econômico e a presença do colonizador foram os prin-cipais motivos para o rápido desaparecimento da população indí-gena que ali vivia e que ou foi dizimada ou foi incorporada pela nova sociedade que ali se implantou.
De lá, seguimos para o Museu Imperial, importante símbolo da cidade e um dos museus mais visitados do Brasil. O museu trata da vida imperial e desse passado cheio de símbolos reais, coroas, roupas, pinturas, louças, prataria.
"Uma história que começa a ser contada em virtude dos caminhos que ligavam as minas gerais e o Rio de Janeiro"
A memória trazida por estas instituições dá conta de uma história que, de um modo geral, começa a ser contada a partir da povoação em virtude dos caminhos que ligavam as minas gerais e o Rio de Janeiro, no século XVIII, em razão da exploração do ouro. Outra tônica muito forte está no período entre o fim do século XIX até meados do século XX, em razão da prosperidade alcançada com a produção de café.
Mas se a história se assemelha, a memória tem o charme de dar à esta região características muito peculiares. Algo que pode ser entendido por meio de seus museus e centros culturais, que são distribuídos da seguinte forma:
- em Barra do Piraí são três, a Fazenda São João da Prosperidade, a Fazenda Taquara e o Museu do Escravo;
- em Barra Mansa há o Museu de História de Barra Mansa;
- em Itatiaia são três museus: o Parque Nacional de Itatiaia, o Museu Regional da Fauna e da Flora e o Museu Finlandês da Dona Eva;
- em Quatis há o Museu da Roca;
- em Resende, o Museu de Arte Moderna de Resende e o Museu da Anfeb – Seção Regional Resende;
- em Volta Redonda há o Museu Professor Dr. Herberto Pinto Tavares.
Em Valença encontra-se a maior parte das instituições museológicas do Médio Paraíba, 16 ao todo. São eles:
Fazenda Vista Alegre, Fazenda Pau D’alho, Fazenda Florença, Fazenda da Bocaina, Museu de Arte Sacra da Catedral de Nossa Senhora da Glória, Museu Cultural da Fazenda Santo Antônio do Paiol, Museu Militar da AMAN, Casa D’arte, Casa do Poeta Ateliê, Museu Vicente Celestino e Gilda Abreu, Museu Sílvio Caldas, Museu Ferroviário de Valença, Museu da Seresta e da Serenata, Museu Capitão Pitalga, Fundação Cultural de Filantrópica Léo Pentgana e Museu da Santa Casa.
Museus da Região Cadastrados no Site
-
Museu Silvio Caldas, Gilberto Alves, Nelson Gonçalves e Guilherme Brito
Informações adicionais
- link item Saiba mais
-
Museu Vicente Celestino e Gilda de Abreu
Informações adicionais
- link item Saiba mais
-
Museu da Seresta e da Serenata
Informações adicionais
- link item Saiba mais
Livro, Blog, Visitas Guiadas e Expo Virtual - acesse: orioqueorionaove.com
Livro, Blog, Visitas Guiadas e Expo Virtual - acesse: orioqueorionaove.com
CC BY-NC-SA